samedi 19 décembre 2009

Discutindo a relacao

Relacao cozinha x homem.

Nao sou chefe de cozinha.

Estou aprendendo a cozinhar, vejo pessoas que sao consideradas boas na cozinha que as vezes parecem nao ser. Mas isso engana bastante. é muito facil falar que uma pessoa nao cozinha bem pq isso, pq aquilo e etc. Tem muita tecnica envolvida que talvez a gente nao ve, ou talvez a pessoa nao tem tecnica nenhuma. é questao de observacao. Tem tambem questao de gosto.

E tem tambem a questao se a pessoa tem credenciais para julgar. vou dar um exemplo:
o que adianta vc pedir uma opiniao a uma pessoa que nao sabe o que é manjericao ou nao ve a diferença entre um cafe novo e um requentado?

Injusto? Talvez.

E alem disso, mesmo a pessoa nao cozinhando bem ou que nao goste de cozinhar, pode te ensinar alguma coisa.

Como um amigo meu disse, dps de um comentario ruim sobre ele de uma mulher competitiva: "Eu sei cozinhar, nao preciso da opiniao dela."

Com certeza, é verdade. Fazer um simples omelete, ou ovo mexido pode haver técnicas que vc nem percebe.

Como disse outro meu amigo: "Vi que vc sabe o que esta fazendo, porque esta cortando a carne corretamente, diferente do seu amigo ali, que nao tem noçao como cortar."
é bom ouvir isso, principalmente quando o cara realmente sabe do negocio, nao de meros "intrometidos".

Lembrei de um comentario de uma pessoa X no ultimo churrasco sobre mim quando eu falei para meu amigo Y: "coloca sal na farofa, ta faltando". O X disse: "vc disse isso! nao acredito! estragou a farofa, pq a farofa NUNCA vai sal, o que vai sal é o resto (carne, arroz, feijao)"

Nunca tinha ouvido falar nisso, virei e perguntei pra meu amigo Y: "Ja ouviu falar nisso?" Ele:
"Nao, ele ta viajando, nao sabe porra nenhuma".

Ok, o ovo mexido ai é simples. Vc ja deve ter feito um milhao de vezes. Mas a questao é:
Vc pensa como chefe (querendo aprimorar cada vez um prato, qq prato) ou quer comer logo e sair da cozinha?
Alguns exemplos:
-Ao fritar:
oleo? manteiga (com sal ou sem sal)? azeite (virgem ou extra virgem?) mistura de oleo com manteiga? ou de azeite com manteiga? E a quantidade de oleo/manteiga/azeite?

(azeite extra virgem perde as caracteristicas saudaveis, quando se aquece e é mais caro, use o virgem)

-cebola:
quantidade? vai junto ou separado do ovo? grelhar ate quando? tempero ai? Cortada como?
(a cebola tem que ficar transparente e mole. Para nao estar crocante e cru qdo pronto)

-o ovo:
vermelho ou branco?

pimenta/sal: qtde?

O ponto: Tem chefes que fazem ovos mexidos que viram pure, bem cru e mais "liquido". Eu prefiro no ponto, sem estar cru nem queimado. Acho q é razoavel. Mas churrasco prefiro mal passado quando a qualidade da carne é boa, ou seja, que pelo menos que a cor esteja vermelho vivo, nao cinza.

meu ovo mexido tem pingos de shoyo, pois muito mais que isso estraga o ovo mexido, pq fica mais salgado e predomina no gosto.

-Depois de todas esses detalhes no preparo, nao jogue catchup e mostarda por cima. Sinta o sabor e veja no que pode melhorar. Algum tempero ou legume da proxima vez. Sugiro aspargos cozidos e estragao pra começar. AH! tem tambem QUE coisas combinam com o ovo. Nao é qualquer coisa. Nao da, por exemplo, ovo com canela...ou alface.

Conclusao: Para qualquer coisa que vc faça, pense nas quantidades, nos metodos e nas tecnicas se realmente quer cozinhar bem.

A pratica leva à perfeicao.

Na foto, o ovo mexido tem um problema, quem arrisca?

1 commentaire:

aerosol a dit…

Resposta: Muita cebola.